domingo, 12 de agosto de 2012

Novos rumos

Saudades!
Eu sei, sumi.
Faz tempo que não tenho tempo.
Tempo a gente acha, alguém há de pensar, mas, realmente, o bicho tá pegando e a gente vai deixando para depois o que não é prioritário. Também deu uma pane no meu notebook e ficou difícil.
O importante é que voltei..."eu voltei, agora pra ficar..." Não pude evitar...rsrs

Como puderam notar, dei uma repaginada no blog. Que tal? Achei mais clean.
Não tenho problemas em me reposicionar e achei que o blog precisava de um assunto específico, afinal fica difícil falar toda hora sobre qualquer coisa. Tem muita gente que tem vocação para isso, mas, eu confesso, não é fácil não. Quando a gente vê, começa e se cobrar por um assunto interessante, novo, surpreendente.

E aí vem o stress e isso é tudo que eu não quero, pois a finalidade deste blog é justamente o contrário. Um hobby, um desafio, uma diversão. Seguindo nesta linha de raciocínio, resolvi dar uma parada, e voltar com algo que me desse prazer e ao mesmo tempo me instigasse a conhecer, estudar, pesquisar.

Cheguei a pensar num blog de economia, mas passou logo, graças a Deus, pois seria uma extensão do trabalho e eu acabaria trabalhando em dobro...rsrsrsrs, se bem que a ideia me atrai.

Resolvi, pois, falar de uma das minhas paixões, que estava aguardando a aposentadoria para se manifestar por inteiro. Aconteceu por acaso, mas eu acho que foi um sinal. Recebi uma oferta do Peixe Urbano de um curso básico de fotografia, menos que a metade do preço. Eu tenho um conhecimento precário do tempo que cursei arquitetura e resolvi fazer. Fiz. Adorei. Percebi que não sei nada sobre fotografias e máquinas fotográficas, inclusive comprei uma Nikon, simplinha, mas cheinha de recursos.

O fotógrafo que montou o curso, André Nery, falou um sábado inteiro e parece que o dia passou correndo. Saí com vontade de quero mais e esse foi apenas o primeiro degrau, o pontapé inicial. Sempre tive um olhar diferente ao clicar, sempre procurava aquele algo a mais e fiz algumas experiências ao longo dos anos.

Quem quiser conhecer mais o trabalho do André Nery, esse é o site dele: www.andrenery.com.br

Bom, pretendo falar sobre fotografia, cursos, métodos, ensaios, exposições, o que eu achar legal de postar e falar aqui. Vou aprendendo, mostrando, crescendo e dividindo com vocês. Sem pretensão nenhuma, como disse, isso aqui é um hobby. Quem quiser participar, colaborar, será muito bem-vindo.

Quando eu cursava a faculdade de arquitetura, tive uma cadeira de fotografia. Naquele tempo eu tinha uma Olympus comprada no Paraguai, com filme de rolo, lembram?

Bom, o que eu mais gostei dessas aulas foi o jogo de sombra e luz, o preto e o branco. Tanto que sempre tiro algumas fotos, no meio daquelas corriqueiras de registros de fatos e viagens, com esse recurso e, são algumas delas que vou postar nesse primeiro post sobre fotografias.



Esta, foi enquanto eu cursava a faculdade, com a Olympus que eu falei. As modelos estão na frente de uma janela e não usei o flash justamente para a foto ficar escura e obtermos o contorno, o contra luz.
Repararam na boquinha da criança? No perfil? Foi tudo milimetricamente planejado.

Essa foto tem muito significado para mim.

Acho que consegui passar a mensagem. Quando a vejo, penso em amor, carinho, ternura.



Esta, foi com uma Sony digital, uma das primeiras.
Foi tirada ao entardecer, contra luz, criando o mesmo efeito, realçando a paisagem, deixando a modelo em segundo plano, ao contrário da anterior.





Aqui, o contraste existe, mas deixa o espectador visualizar um pouco mais da cena, percebendo também a paisagem como cenário.

Também foi tirada com a Olympus de rolo.


Com a Sony digital, no automático, como a fotografia anterior, percebemos toda a cena, a modelo e o pôr do sol na Casapueblo, em Punta del Leste. Mágico, contemplativo.

A mesma proposta para a foto abaixo, tirada em Itapiruba/SC






Nesta foto, foi usado o efeito sépia da Sony digital, mas com a mesma proposta de jogo de sombra e luz sem flash.

Foi tirada de dentro do quarto da sede de uma fazenda em São Lourenço/RS, tentando resgatar o passado. Reparem no berço logo abaixo da janela.









Todas as imagens são minhas.
Espero que tenham apreciado.


2 comentários:

  1. Bia, gostei do novo visual do blog.
    Adorei ler sobre tuas novas descobertas e aprendizados. Bjo grande, Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      Adoro fotografia e o blog tem sido um desafio. Tenho aprendido muito e, agora com as fotos, o desafio é dobrado. Espero que continues curtindo. Bj

      Excluir