sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bandolins



Quis dividir com vocês essa música que uma amiga do Facebook compartilhou e que eu havia esquecido de quanto é bonita a letra, a melodia, o arranjo.
Como o que é belo é para ser mostrado, aí vai  a letra:

"Como fosse um par que nessa valsa triste
Se desenvolvesse ao som dos bandolins
E como não e por que não dizer
Que o mundo respirava mais se ela apertava assim
Seu colo e como se não fosse um tempo
em que já fosse impróprio se dançar assim
Ela teimou e enfrentou o mundo
Se rodopiando ao som dos bandolins

Como fosse um lar, seu corpo a valsa triste iluminava
e a noite caminhava assim
E como um par o vento e a madrugada iluminavam
A fada do meu botequim
Valsando como valsa uma criança
Que entra na roda, a noite tá no fim
Ela valsando só na madrugada
Se julgando amada ao som dos bandolins..."



Quer ouvir? Vale a pena: BandolinsOswaldo Montenegro

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mostra Casa&Cia

Imagens: Bia Donelli
Está acontecendo e quem não foi, ainda dá tempo, até 4 de dezembro.
Para quem gosta de arquitetura e decoração já é bom. Juntar cinema, então.

Os ambientes são maravilhosos, inteligentes, elegantérrimos, charmosos e o bosque é uma atração à parte, assim como a vista para o Guaíba, com direito à pôr do sol e tudo.


Já na bilheteria somos surpreendidos por ninguém menos que Charles Chaplin. O ambiente é inspirado no cinema mudo e quem assina é a arquiteta Mirian Runge, aliás, fomos colegas de faculdade, pelo tempo que cursei arquitetura.

Passamos pela sala de figurino Moulin Rouge, a Home Cinema Estúdio Vera Cruz, Hall de entrada e Lavabo Meryl Streep, Suíte Elizabete Taylor, Suíte Casal Glória Pires, a gracinha da Suíte Grace Kelly, um sonho, com direito à coleção de Barbies e casinha de bonecas, um sonho.





O Atelier Coco Channel é chique, como não poderia deixar de ser. Destaque para o quadro Channel nº5 e a poltrona com almofada de cintinho, um charme.






E a cozinha Comer, Rezar e Amar? Adorei!


Bom são mais de 50 espaços para encantar os olhos e dar um banho de bom gosto. Há, inclusive, carros e motos, além de mil idéias para quem pensa em construir.

Sabe quem também está lá, no espaço Clave? Ela a vaquinha da ZH. Eu não podia deixar passar, né?


Quem quiser, pode fazer um brinde com espumante no Bistrô do Rio.



Bom, melhor que ler é conferir. Depois me conta.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fibromialgia

"Tu não tens cara de quem está com dor."

Ouvi isso de uma senhora, certa vez, quando disse que estava com dor num salão de beleza. Isso mexeu tanto comigo, pois só quem sofre desse mal sabe o que sentimos. A dor é generalizada, como quando estamos gripados, mas daquelas gripes brabas, sabe? Parece que um caminhão passou por cima? Então, é pior quando estamos em crise. E hoje, não consegui ir trabalhar de tanta dor.

Mas, afinal, o que é fibromialgia?

Foi a pergunta que fiz ao reumatologista há anos atrás, quando o procurei porque achava que estava com reumatismo, pois doíam TODAS as juntas do corpo. Ele me explicou mais ou menos assim: "faça de conta que é possível tirar uma foto do teu  momento de vida. Ali estariam todos os fatores que te causam dor- estresse, hormônios, clima, TPM, traumas, etc."

E o que eu posso fazer para curar? foi a próxima pergunta e a resposta: "é crônico! Tens que procurar ter qualidade de vida, diminuir o estresse e fazer exercícios."

Como se fosse possível! Eu tinha 35 anos, duas filhas para criar sozinha, trabalhava feito duas. A depressão foi inevitável, a sensação de incapacidade, de impotência diante de tarefas simples como torcer um pano, recolher uma roupa ou, simplesmente, folhear uma revista.

Com o tempo, aprendi a lidar com isso e procuro ter uma vida normal, com uma dorzinha que chamo de "dorzinha básica", mas quando vem a crise, criatura, fico "pra"  morrer.

Hoje é um dia destes. Doem os dedos, as juntas, a sola do pé, os músculos, a pele.

A fibromialgia é considerada uma síndrome por reunir diversas manifestações de dor, fadiga, indisposição, pontadas, sensação de peso, queimação, câimbras, dor em pontadas, distúrbios do sono. Sim, INSÔNIA. E quando, finalmente, o sono vem, em seguida é hora de levantar e o dia se arrasta, diminuindo a capacidade laboral, prejudicando a qualidade de vida e o desempenho profissional.

Veja alguns sintomas :
  • Dor muscular crônica em qualquer local do corpo
  • Espasmos musculares ou cãibras nas pernas 
    
  • Problemas de sono (Insônia inicial, despertar precoce, sono não reparador, aquele que dá vontade de dormir sempre mais, parecendo que não descansou o suficiente para iniciar um novo dia).
  • Fadiga severa (Querer apenas ficar deitada em casa).
  • Ansiedade
  • Depressão (Indisposição para sair com amigos, para acompanhar a brincadeira e passeios com os filhos, para se arrumar com o vestuário, fazer as unhas, cuidar dos cabelos. Sem vontade de cuidar da casa, querer apenas ficar deitada ou em casa. Isso já pode ser um sinal inicial)
  • Rigidez matinal
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade de concentração
  • Sensibilidade na pele (Sentir muito frio, sentir dor quando recebe um simples toque na pele).
  • Sensação de formigamento nos pés e nas mãos
  • Irritabilidade (Impaciência, intolerância também fazem parte)
  • Problemas intestinais (Geralmente constipação intestinal).
  • Sentir palpitação com frequência
  • Dismenorréia (Menstruação dolorosa)
  • Zumbido
  • Tremores nas mãos
Como tratar?
  • Exercícios para alongamento e fortalecimento muscular, assim como para condicionamento cardiorrespiratório
  • Técnicas de relaxamento para prevenir espasmos musculares
  • Hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse
  • Medicações para o controle da dor e dos distúrbios do sono
E é claro, a tão famosa QUALIDADE DE VIDA!

Querem saber mais? Clique em fibromialgia.

Você também sofre desse mal? Comente.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Família

Gente, estou muito nostálgica ultimamente.
De repente, intensificou-se em meu ser uma vontade de saber mais sobre a minha família, antepassados, histórias, particularidades, afinal, família é a base de tudo. Somos o que somos, influenciados pela família que temos e não venham me dizer que não, que o meio social atua sobre o indivíduo, etc., etc., etc.. Concordo, influencia, mas quem te dá a base, a essência é a família ou a falta dela e viveremos o resto da vida colhendo os frutos de uma boa relação em famíla ou tentando resgatá-la. Mas isso é papo para terapia.
Eu sei que meu bisavô, Sr. Cesare Donelli e sua esposa, Aline Arduini Donelli vieram da Itália no início do séc XX  para "ganhar a América". Tiveram filhos, que tiveram filhos e aqui estou, mas e antes? E a parte da famíla que ficou lá na Europa? Curiosidade, necessidade de conhecer as origens, saber do teu passado, daqueles que vieram antes da gente.
Estou montando a árvore genealógica da Família Donelli. Consegui até o Brasão, acreditam?


Eu adorei.

Nos dias de hoje, tudo está tão corrido, tão estressante, tão descartável, tão imediatista. As pessoas não têm tempo para nada. Cada um olha para o seu próprio umbigo e esquecem de cuidar as relações, sejam elas quais forem: de família, amigos, colegas. 
Vamos dar valor às pessoas que estão de fato ao nosso lado, pois na hora em que tudo estiver complicado, seja por que motivo for, é a tua família que te dará a mão e é ela que estará contigo nos últimos minutos da tua vida. Bem, pelo menos é assim que deveria ser. Aí, não posso evitar de perguntar: o quanto investimos na nossa família? É suficiente? Temos que dizer várias vezes EU TE AMO! e não supor que todos sabem. Provavelmente sabem, mas é tão bom ouvir. e vamos perdoar, pois quem não erra? Quem não tem um dia ruim, um ataque de fúria? Quem somos nós para julgar os motivos que levam alguém a agir de determinada maneira?

Portanto, vamos rir, chorar, brigar e se reconciliar, dizer mais "eu te amo" para todos aqueles que queremos bem, que gostamos de estar juntos. Façamos dos poucos momentos que estamos reunidos, momentos de qualidade, de amor e de paz.

Eu AMO A MINHA FAMÍLIA!...mesmo com todas as suas imperfeições.