segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um brinde à vida!





Quem me conhece mesmo sabe que adorooo espumantes.
Ok, também gosto de champanhe e prosecco. rsrsrs. Sou fã dos vinhos e por consequência dos espumantes e como estamos em clima de festa, nada melhor do que falar sobre eles.
  

Primeiro, devemos conhecer as diferenças

Espumante é um tipo de vinho que é fermentado duas vezes, dentro de cubas de aço, daí a origem das bolhinhas e da espuma. Geralmente, o espumante é feito a partir das cepas(troncos de videira)Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir.

Champanhe é o espumante produzido na região de Champagne, na França e só esses podem ser chamados assim. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, o que o torna mais caro e é produzido de três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay.

Prosecco é o espumante produzido na Itália com um único tipo de uva-prosecco, originária do Vêneto.

Independente do que você escolher, a temperatura para servir essa bebida dos deuses é entre 6 e 8 graus. Podemos deixar na geladeira por umas quatro horas, ou num balde com elo e água por 30 minutos. Não é recomendado o freezer.

Para abrir, não se deve chacoalhar a garrafa e fazer a rolha saltar, mas remover o arame, segurar a garrafa e, com movimentos de rotação, extraí-la discretamente, evitando perda do gás.


A taça ideal é a flûte que é um tipo de taça com cabo alto e bojo comprido e estreito, onde a principal função é preservar o gás carbônico presente nestas bebidas o máximo de tempo possível, garantindo a persistência do perlage (nome dado às borbulhas de gás carbônico que se formam quando o espumante é servido). Deve-se servir, no máximo, dois terços da taça que deve estar seca e não resfriada.




Claro, tenho os meus preferidos como Casa Valduga,  Miolo Espumante Terranova Moscatel, Concha Y Toro (Chile), Salton e Veuve Du Vernau(França). Também prefiro o demi-sec, mais doce e suave do que o brut mais seca.  Mas isso é pessoal, cada um tem os seus.

Recentemente li algo a respeito da utilização dos espumantes em dietas. Tem coisa melhor? Pelo menos a gente não fica só com sopa e shakes, não é? Bom, nesta dieta dos deuses, seriam permitidas duas taças por dia, num cardápio de 1400 calorias por dia. Vou perguntar para a minha nutricionista, que aliás não vejo há horas(né Lu?). Cada taça teria 91 calorias. Um copo de suco de abacaxi com hortelã tem 104 calorias. Tire suas conclusões, mas não vale tomar porre. Eu não vou terminar a dieta nunca!

Também li que a bebida é rica em polifenóis(vasodilatadores) que controlam a pressão arterial e craniana e, também, ajuda a reduzir o mau colesterol e protege o cérebro de doenças degenerativas. então, tá esperando o quê? Achei a dieta da minha vida.

Há quem prefira, e a moda está pegando nas praias, beber com pedras de gelo, mas os estudiosos alvorotam-se, pois assim perderíamos o perlage.

Com gelo ou sem, estando de dieta ou não, estamos em ritmo de final de ano e não há como fugir do brinde na hora da virada. Brinde com espumante, com cerveja, com vinho, com refrigerante, chá ou água, não importa, BRINDE! Brinde à  família, à saúde, ao trabalho, aos filhos e amigos, brinde a oportunidade de recomeçar a cada manhã. Brinde ao amor que está ao teu lado, àquele que já experimentou e àquele que há de vir. Brinde à esperança. Brinde às conquistas e ao aprendizado.  

Brinde à vida!
Feliz Vida! ....Sempre.











Nenhum comentário:

Postar um comentário