Quem não conhece a música do filme O Mágico de Oz? Mas poucos conhecem a história do artista por trás da música: Israel Kamakawiwo'ole, mais conhecido pelo apelido de Bruddah Iz. Simplesmente uma das vozes mais suaves, mais lindas, mais cativantes e doces que já ouvi.
Fiquei curiosa para saber mais sobre esse cantor e comecei a procurar na internet alguma coisa sobre ele e a música.
Vamos à história:
"Iz, nascido em 1959, foi o mais popular cantor havaiano de todos os tempos. Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni'ihau. Em 1993, gravou o seu maior sucesso, "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World", no segundo álbum de sua carreira solo: "Facing the Future". Infelizmente Israel não gozava de boa saúde; por sofrer de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, Iz faleceu devido a complicações cardíacas e respiratórias oriundas de sua doença, causando comoção geral no Havaí, que decretou estado de luto oficial. O vídeo a seguir, produzido por sua gravadora Mountain Apple, exibe cenas de seu velório e também da emocionante cerimônia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último "aloha" ao seu ídolo."
Extraído do site: http://www.youtube.com/watch?v=V1bFr2SWP1I&feature=relmfu
É lindo, não é?
Nem preciso dizer que fiquei comovidíssima e perturbada com uma doença que cresce assustadoramente: a obesidade mórbida. SegundoWikipédia, a doença se dá quando "o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal, o famoso IMC que os nutricionistas tanto cuidam. De acordo com o "National Institutes of Heallth (NIH)" - Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco para a saúde".
Veja a tabela:
IMC | Classificação |
---|---|
< 18,5 | Abaixo do Peso |
18,6 – 24,9 | Saudável |
25,0 – 29,9 | Peso em excesso |
30,0 – 34,9 | Obesidade Grau I |
35,0 – 39,9 | Obesidade Grau II (severa) |
≥ 40,0 | Obesidade Grau III (mórbida |
"Veja como se calcula o IMC = peso / (altura)².A obesidade mórbida é considerada uma doença epidêmica na América do Norte e em vários países do mundo, destacando-se como um problema de saúde pública. Esta doença é caracterizada por ser multifatorial, de origem genética e metabólica, agravada pela exposição a fenômenos ambientais, culturais, sociais e econômicos, associados a fatores demográficos (sexo, idade, raça) e ao sedentarismo".
Os riscos à saúde em pacientes Obesos são:
- Desenvolver Diabetes Mellitus tipo II;
- Problemas cardiacos;
- Dislipidemias;
- DA [Doença Arterial, cuja mais comum é a Coronariana(DAC)], com risco de desenvolver para IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), ou AVE (Acidente Vascular Encefálico) isquêmico;
- Trombose Venosa com isquemia e necrose principalmente de partes distais do corpo, como pés;
- Hipertensão Arterial;
- Problemas Articulares (Joelhos e Coluna Lombar); e
- Depressão
- Tidp
Há também problemas sociais como irregularidade no trabalho, perda de emprego ou dificuldade de conseguir emprego, dificuldades para realizar tarefas simples como sentar numa cadeira, andar de ônibus, subir escadas e até mesmo se locomover em casa e os Psicológicos como dificuldades afetivas e sexuais, sentimento de isolamento e discriminação, frustração em relação ao vestuário.
Não sou adepta à ditadura das magrelas e dietas loucas, pois adorooooo comer, mas tudo que é exagero, temos que cuidar, né pessoal?
As causas da obesidade mórbida são:
- comer em excesso
- comer rápido demais
- comer mal
- falta de exercício
- predisposição genética
- fatores psicológicos
É tudo uma questão de disciplina e reeducação alimentar. Àqueles que já se encontram nesse quadro, recomenda-se a cirurgia. "A Cirurgia da Obesidade, procedimento já realizado desde a década de 50, é atualmente o único tratamento efetivo na Obesidade Mórbida, reduzindo as co-morbidades a longo prazo e aumentando assim a expectativa de vida".
Fonte: http://www.hportugues.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade_m%C3%B3rbida
http://www.cirurgiadaobesidademorbida.com.br/obesidade_002.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário