sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ILUMINE A IMAGEM

Na minha trilha de aprendizagem, participei de uma mini oficina de fotografia de viagem com Francisco Marshall, professor de história, que fez uma análise das relações entre história da pintura e fotografia. Foi interessante "linkar" a fotografia à pintura. Os princípios são os mesmos. Adorei.
 
E adivinhem do que ele mais falou? Isso mesmo, sobre a luz. A importância da orientação adequada. Ele usou uma expressão que parafraseio:
"A fotografia é a luz impressa"
 
Nunca tinha pensado na luz assim.
 
Bom, com toda aquela chuva chuva que caiu e o ciclone que andou por aqui, é óbvio que iria faltar luz e...............faltou. Sem ter opções televisivas, fui jogar uma partida de canastra com meu marido à luz de velas. Eu falei "luz"? Não deixa de ser, não é?  Mais experimentei com a máquina do que joguei e pus em prática a técnica de pintura de retratos. Olhem só:
 
 
 
O ponto de luz está à esquerda de quem vê a foto e o personagem a ser retratado, no caso, meu marido, está olhando de frente para a câmera.
 
Observem na foto abaixo, com a mesma luz, mas um outro ângulo e a foto parece mais suave, menos agressiva. 
 
 
Entenderam?
A qualidade das fotos não é muito boa, pois estou testando, aprendendo, mas servem para passar a ideia de retrato, posição e foco de luz. Uma brincadeira.
Brinquem também, experimentem, ousem.
 
Fotografar é ousar.
 
 
A propósito: ganhei a canastra.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário