segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Procure a luz

       Dia 1º de setembro participei de um evento da Nilon School em Porto Alegre, uma  palestra sobre “Introdução à fotografia digital”,  conduzida pelo fotógrafo William Silveira, que abordou conceitos básicos da fotografia, deu dicas e exemplos, além de responder às dúvidas dos participantes. Nem preciso dizer que eu parecia uma esponja, absorvendo cada palavra, cada dica.  E o que ficou evidente é o fato de que a matéria prima da fotografia é a luz.
 
Então, vamos falar dela, a Luz:
Não existe luz boa ou ruim desde que saibamos usá-la adequadamente, dependendo do efeito que queremos obter ou da proposta da fotografia.
 
     Temos luzes suaves e luzes duras. As suaves provêm de fontes grandes e as duras de fontes pequenas. O sol, por exemplo, é uma fonte pequena e produz uma luz dura, com sombra bem marcada e escura. Quando o céu está nublado, as nuvens fazem o papel de difusores, tornando a fonte de luz maior e produzindo uma iluminação mais suave. Fácil, não é?
 
     Eu fiz algumas experiências durante um curso do trabalho. Da janela do 7º andar do prédio em que eu estava, fotografei a mesma cena em diversas horas do dia e podemos exemplificar o que acabei de dizer. Vejam as fotos: 


 Esta foto eu fiz as oito e meia da manhã. Observem que a sombra é comprida, marcada e a luz, menos dura.

 
 
Aqui, no meio da manhã, já notamos as sombras bem marcadas e uma claridade intensa, dura.
 
 



 Meio da tarde, sol já está se "deitando" deixando as sombras compridas novamente, mas ainda bem marcadas.
 
 
 
 
 
 
 
E, mais a tardinha, com o sol mais escondido, porém com luminosidade suficiente para fotografar. Percebam que a luz é suave, não há sombras e conseguimos uma foto equilibrada, com todos os detalhes, sem sombras.
 







    Isso não quer dizer que não podemos fotografar no sol, podemos sim senhor. Podemos fazer fotos belíssimas tirando proveito das sombras, do contra luz (ja falei desse tema aqui), e da própria luz. O importante é saber posicionar o que se vai fotografar. Se estamos na praia, luz dura, não temos difusores(ninguém vai à praia com isso), procure colocar o objeto a ser fotografado na frente, ou seja, a luz atrás e utilize o flash, isso mesmo, de dia, na praia. Teremos luz atrás e na frente, caso contrário, ficará escuro. Ou posicione o objeto de modo que a luz esteja ao lado. Faça vários testes. Eu estou fazendo.

Experimente e me conte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário