quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fobias

Calma, que eu saiba, não desenvolvi nenhuma, mas estou lendo um livro sobre estress da Dra.Ana Maria Rossi - Autocontrole: Nova maneira de controlar o estresse- e lá pelas tantas me deparei com esse assunto. Pasmem, mas uma parcela significativa da sociedade sofre desse problema.
há um trecho do livro que diz:
      "...a sociedade admite que alguém se declare alcoólatra, mas há uma discriminação em relação às pessoas que sofrem de fobia".

Parei para pensar e me dei conta que, realmente, olhamos meio esquisito para alguém que confessa ter alguma fobia e não paramos para refletir e nos colocar no lugar da outra pessoa. É muito comum rotularmos e dizer que a pessoa "não regula bem" ou "está querendo chamar a atenção".

A fobia na verdade é uma crise de pânico desencadeada em situações específicas.
Existem três tipos básicos de fobias, que são: 

  • A agorafobia que é o medo de lugares ou situações aonde possa ser difícil ou embaraçoso escapar ou sinta que não há auxílio.
  • A fobia social quando a pessoa tem medo de passar vergonha na frente dos outros, que as pessoas percebam a sua ansiedade
  • As fobias específicas que são medos específicos.
Dentre tantas, existe até mesmo fobia de férias, quem diria. Empresários atordoados com metas, controle do tempo e estress, ficam apavorados quando as férias chegam, pois não sabem lidar com elas.

Quem quiser consultar e saber mais sobres essas fobias pode consultar:

pt.wikipedia.org/wiki/Fobia
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_fobias
www.administradores.com.br/.../fobia.../13963/

O assunto é sério e existem fobias que nem imaginamos e que são amplamente estudadas pela comunidade científica e tratadas. Há pessoas que sofrem caladas e se isolam da sociedade por se sentirem inadequadas ao convívio social.

Meu convite é que paremos para avaliar o sofrimento dessas pessoas ao invés de rotular.
A boa  notícia é que para tudo há tratamento, é só procurar ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário