domingo, 30 de outubro de 2011

Dica da Semana


Como já anunciei antes, começou a 57ª Feira do Livro em Porto Alegre e acontece, diariamente, na Praça da Alfândega, até dia 15 de novembro.

Sempre com muitas atrações, tarde de autógrafos, programações para todas as idades e gastronomia.

A principal novidade desta edição é a inclusão dos Dias Temáticos na programação. Diariamente, um tema diferente será abordado em, pelo menos, uma atividade na programação para adultos e em outra na Àrea Infantil e Juvenil. Os temas escolhidos são: Biblioteca; Livro e Leitura; Suspense; Literatura de Terror; Viagens; Cinema; Humor; Cultura Popular; Conto; Gastronomia; Afrodescendência; História; Antropologia; Corpo/Saúde/Erotismo; América Latina; Direitos Humanos e Acessibilidade; Dia Mundial da Gentileza; Ecologia e Comunicação.

Saiba tudo pelo site oficial da feira: http://www.feiradolivro-poa.com.br/

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Donelli Vini

Quem me conhece sabe que a minha bebida preferida é Champagne. Ok, espumante, prosecco, vinho também, mas aquelas bolhinhas me encantam. Aliás, meu único porre na vida, foi de champagne,sim, champagne francesa mesmo, no "Grande Evento I".

Grande Evento é o nome da minha festa de aniversário. 27 de fevereiro. Comemoramos o dia em que uma alma iluminada veio ao mundo. Sem modéstia mesmo.

Voltemos ao "grande porre". Foi grande, cumprimenta um, brinda com outro, brinda de novo e...não deu outra. Quando recorri à glicose em forma de bolo, era tarde, o mundo começou a girar e eu a vomitar. O "day after" foi ainda pior. Injeção de plasil, a cabeça estourando, confesso, não entendo até hoje porque as pessoas se embebedam. Não tem graça nenhuma. O mal estar, a dor, o enjoo não compensam. Nunca mais. Foi o único, mas não perdi o gosto pelas bolhinhas.

Pois olhem o que eu descobri: um prosecco italiano com meu sobrenome-DONELLI- só pode ser coisa de destino. Meus bisavós paternos vieram de Cremona na Itália,  então, não tive como evitar de pensar que, talvez, algum parente italiano seja o proprietário desta vinícola. Donelli Vini. O site e o mapa estão aí embaixo e a fotinho da garrafa aí em cima. Claro que tem outras bebidas com todas aquelas variedades de vinhos, mas o que mais me chamou atenção foi o Prosecco. Inclusive, no Campionato Mondiale SBK(campeonato mundial de Superbike), o brinde foi com o espumante Donelli. Não é demais?

Sempre gostei do meu sobrenome. Fiquei emocionada. Procurei comprar um exemplar pelos sites na internet, mas está indisponível. Acho que terei que ir à Itália. É um dos meus projetos futuros, agora com mais um motivo. Já estou juntando as milhas.

Donelli Vini, ciau.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Feira do livro

Foi na feira do livro do ano de 2009.
Fui à feira com minha amiga Magda e ela me indicou esse livro. Não comprei na hora, comprei outros, mas o título não me saiu da cabeça e quando o encontrei em uma livraria, acabei trazendo-o para casa. Não li. Até que mês passado, procurando alguma coisa para voltar ao hábito de ler, peguei-o e comecei a leitura e não desgrudei dele até terminá-lo. Adorei.


A estória se dá na 2ª Guerra Mundial, é narrada pela morte, que teve muito trabalho nessa época. Fala da infância e juventude de uma menina que é adotada por um casal alemão muito pobre, mas muito amoroso, numa época em que a miséria, a tristeza, as perdas, são inevitáveis. O livro fala do poder da palavra, da oratória. De como podemos usar para o bem ou para o mal. Em como podemos influenciar multidões, no caso de Hitler, sabendo persuadir com frases bem colocadas e o poder do discurso. Fala de como a vida pode ser bonita e feliz mesmo num ambiente adverso como a guerra e como pode ser devastador ao mesmo tempo. Fala da perplexidade da morte diante do ser humano.
Enfim, é uma leitura que recomendo.

A partir de 28 de outubro a Feira do Livro é uma ótima oportunidade para encontrar esse e muitos outros títulos para colocar em dia a leitura. Ler nos permite viajar sem sair de casa. Nos permite sonhar, viver a vida do personagem, imaginar o cenário em que ele está inserido. Criamos, choramos, rimos, vivemos, sentimos todas aquelas emoções descritas naquelas páginas. Não importa o tipo de leitura, o importante é ler, aprender, vivenciar.

Vamos aproveitar a feira, vamos nos permitir viajar, sonhar. É  sempre um bom investimento. Num mundo cada vez mais digital, uma feira de livros é um acontecimento.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Direito de Greve


Gostaria de externar a minha indignação diante de uma foto, de muito mau gosto, que está circulando no Facebook. Me recuso a colocá-la aqui, pois até denunciei. Muitos devem ter visto. E o que me espanta ´´e a quantidade de comentários apoiando. Trata-se de um cartaz, mal escrito, colocado abaixo de um cartaz de greve de um banco. questiona do porquê os bancários estarem fazendo greve, se trabalham "limpinhos", "arrumadinhos", "não suam"....e por aí vai. GENTE!!! Então as pessoas estudam, passam em concursos, ralam um monte, e não têm o direito de reivindicar um aumento salarial decente? E não é só por isso que estão em greve, além da elevação dos salários, os bancários querem maior participação nos lucros e resultados, fim da rotatividade dos empregos e melhores condições de trabalho. Os bancários também estão parados para melhorar as condições de trabalho e consequentemente o atendimento aos clientes, com mais funcionários nas agências para reduzir as filas e ampliar a qualidade do contato com a população. Ou seja, para beneficiar também o cliente e usuário dos bancos e, quando me deparo com essas besteiras, me ferve o sangue. Vejam o que diz a costituição:

A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Não sou sindicalista, mas sou pelo direito das coisas. Acho que as pessoas deviam se informar melhor e dispensar seu tempo com questões relevantes e escolher bem os seus representantes políticos, por exemplo. Hoje mesmo vi uma notícia sobre as diárias de vereadores em algumas cidades que fizeram turismo pago pelos contribuintes. Isso não aparece no Facebook, talvez porque seja complexo demais, ou porque seja tão comum que ninguém mais se importa. Agora, chamar de "cambada de preguiçosos" os bancários que dão um duro danado, fazem o serviço de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, correm risco de assalto todos os dias, possuem um dos mais altos níveis de stress entre as profissões, isso as pessoas "curtem" no Face. Façam-me o favor.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia 12 de Outubro também é dia da Criança


Hoje, dia 12 de Outubro é Dia da Criança, mas é também:
  • Feriado Nacional, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

  • Dia Nacional da Leitura. (A partir de 2009 - Lei nº 11.899)

  • Dia do Cirurgião Pediátrico 

  • Dia do Engenheiro Agrônomo

  • Dia do corretor de seguros

  • Dia do mar

  • Aniversário do Cristo Redentor (80 anos)


  • Quanta coisa, não?                            
    Mas o motivo que eu mais gosto é o  Dia da Criança e é sobre a criança que existe dentro de nós que eu quero falar. Sim, a criança que muitas pessoas guardaram dentro de si e esqueceram lá. Não brincam mais, não acham graça de pequenas bobagens do dia a dia, não contam piadas, não riem de si mesmos, não cantam mais no chuveiro, não vêm mais desenho animado, não passam mais o dedo no merengue do bolo, não fazem mais caretas, não comem mais brigadeiro nem rapam a panela ou lambem os dedos. Cresceram, tornaram-se adultos sérios e respeitados, comprometidos, responsáveis, pais, trabalhadores, mas e daí??? Podemos ser tudo isso e muito mais e continuar a brincar. Brincar, se permitir rir dos próprios erros e deslizes, gafes. Brincar por brincar, para aliviar as tensões do dia, do trabalho. Graças a Deus conheço muita gente que não esqueceu de ser criança, mas conheço muitos outros que esqueceram de vez. São pessoas boas, inteligentes, mas sérias demais, maduras demais, certinhas demais. Relaxa!!! Vamos brincar, cantar, rir, contar piadas, dançar mesmo sem saber, pular amarelinha, brincar de mímica, ver filme de desenho.
    A vida já é tão séria por si só. São contas, trabalho, educação de filhos.... porque não nos permitir sermos mais leves não levando tudo tão a sério? Não quer dizer que vamos deixar de ser quem somos e passar a ser meio abobalhados, não, continuamos a ser quem somos com todas as nossas  responsabilidades, mas mais divertidos, só isso.
    Portanto, vamos deixar a criança que existe em nós brincar de vez em quando, aprontar alguma peraltice. Não sejamos somente adultos, sejamos também crianças.

    Concordo com Simone de Beauvoir:
     "O que é um adulto ? Uma criança de idade."

    domingo, 2 de outubro de 2011

    Camisetas do bem

    Pessoas, olhem que iniciativa bacana: através do silte http://www.usehuck.com.br/, são vendidas camisetas inspiradas em causas socias e atitudes do bem. São vendidas durante uma semana e parte da renda vai para a causa inspiradora. A dessa semana é da Casa dos Artistas. Trata-se de uma parceria com o Luciano Huck, apresentador de televisão e da grife carioca Reserva.
    Gosto de gente que toma esse tipo de iniciativa, que pensa no próximo e faz alguma coisa por ele. Vale a pena conferir. Eu encomendei a minha. 

    Fabrício CArpinejar



    Fabrício Carpinejar é um poeta, jornalista e professor universitário, tendo diversos livros publicados e também muito reconhecido por seus blogs.

    Carpinejar, como ele próprio assina, nasceu em Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, e logo foi morar em Porto Alegre, onde cursou a faculdade de Jornalsismo na Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS). No seu primeiro ano de faculdade publicou seu primeiro poema na revista da Faculdade de Comunicação.

    Carpinejar também ganhou muito destaque, além de seus obras literárias, por seus vários blogs onde publica muitos de seus textos e escreve sobre outros assuntos pertinentes, como futebol, e é também muito requisitado para participar de eventos e dar palestras.

    No início, Carpinejar trabalhou na imprensa, e em 1998 publicou seu primeiro livro: “As Solas do Sol”. Desde então, Carpinejar também escreveu diversas obras, entre elas: "Meu filho, minha filha", "Canalha", "Diário de um apaixonado", "Mulher perdigueira" e outros e foi agraciado por muitos prêmios, como o "Prêmio Nacional Olavo Bilac" da Academia Brasileira de Letras no ano de 2003.

    Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/fabricio_carpinejar/biografia/

    Bom, depois dessa breve biografia desse escritor controverso, transcrevo uma crônica de sua autoria, publicada na Zero Hora, nessa semna, que eu adorei. Aliás, gosto muito da maneira como ele escreve e se expressa.

    Vamos à crônica, depois me digam se não é a mais pura verdade:

    "Se você já foi um universitário ou tem um filho na universidade, entende o valor da temida sigla TCC.

    TCC é tudo. O resto é nada. Você é nada, uma ameba, um protozoário perto de um TCC.

    O Trabalho de Conclusão do Curso é a greve de existir do jovem. Faz o vestibular parecer um feriado.

    O TCC é a TPM do Ensino Superior, a cadeira derretida do inferno, a desculpa para não realizar mais nada.

    Não se vive com um TCC. A monografia final da graduação é a fita azul que enrola o canudo, é a provação derradeira para emoldurar o diploma, é o que separa o capelo do céu.

    Na teoria, a tarefa se exibe fácil. Arrumar um tema, depois juntar material de pesquisa, atender aos conselhos de um professor orientador e, por fim, escrever 60 páginas. O fim nunca se encerra. No momento de pôr as ideias na tela, o último semestre demora mais três e o pânico devora as letras do teclado como um vírus.

    O TCC é o Gulag do adolescente, o exílio solar, a solidão noturna. É o bilhete de suicídio prolongado em livro. É o mesmo que receber simultaneamente a notícia de gravidez e esterilidade.

    Não se é humano com o TCC. É um crime se divertir, arejar a cabeça, brincar durante o período. A expectativa de solucionar um problema da carreira a partir de um texto acadêmico torna-se o problema. O futuro ganha o sinônimo de PRAZO ESGOTADO. A esperança tem o subtítulo ANOTAR ALGUMA COISA, QUALQUER COISA, POR FAVOR, ME AJUDA. O sujeito não tem mais passado, mas BIBLIOGRAFIA. Não existe lembrança, e sim FONTE.

    Muito fácil reconhecer o graduando na rua. Andará vagaroso, vidrado nos cadarços soltos do próprio tênis, rosto maltratado, remela nos olhos, roupas sobrepostas de quem se acordou agora e pegou as primeiras peças pela frente. Demonstrará irritação e uma dificuldade de entender a lógica do idioma. É um poço de culpa, ou porque não dormiu para estudar, ou porque dormiu e não estudou.

    Algumas respostas básicas de um universitário redigindo o TCC:

    Você namora? – Não posso agora, estou preocupado com o TCC.
    Vamos tomar um café no fim de tarde e pôr o papo em dia? – Não dá, tenho que fazer o TCC.
    Que tal Green Valley no domingo? – Nem pensar, estou com o TCC parado.
    Topa churrasco de noite? – Nunca, não avancei no TCC.
    Um cineminha hoje, para descontrair um pouco? – Desculpa, estou atrasado para o meu TCC.
    Onde você está? – Tentando achar uma posição confortável para escrever meu TCC.
    Você leu a crônica de Carpinejar em Zero Hora? – Não, só leio o que interessa ao meu TCC."

    Publicado no jornal Zero Hora
    Coluna semanal, p. 2, 27/09/2011
    Porto Alegre (RS), Edição N° 16838

    sábado, 1 de outubro de 2011

    Outubro Rosa

    Outubro Rosa é um movimento popular, conhecido internacionalmente que visa a conscientiza sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
    A cor escolhida é rosa e simboliza aquele lacinho que foi distribuído aos participantes da 1ª Corrida pela Cura,  pela Fundação Susan G. Komen for the Cure  realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 


    Acesse o site http://www.outubrorosa.org.br e saiba mais sobre a história do Outubro Rosa.



    O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização pela prevenção do cancer de mama. No mundo inteiro, são realizadas ações para a conscientização das pessoas, incluindo a iluminação de prédios e monumentos na cor rosa. No Brasil, pelo quarto ano consecutivo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá a iluminação com a cor símbolo da campanha, que terá como tema mais do que um alerta, uma tentativa de salvar vidas ( http://www.imama.org.br),
    http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1330393-5606,00.html



    Aqui no Rio Grande do Sul, este evento é promovido pelo Instituto da Mama do RGS (Imama) e até o Palácio Piratini já ficou cor de rosa, em 2008.
                                                                                                                                                                
                                                                                                                                  
    Em Canela, a Catedral de Pedra também terá iluminação especial e várias ações durante o mês, assim como a Serra.
    Entre as ações do Outubro Rosa haverá no dia 8, no Centro de Feiras, coleta de material para exame citopatológico, teste de glicose e verificação de pressão arterial. Dia 15, na Praça João Corrêa, também ocorrerá coleta para exame citopatológico. No dia 19, será exibido o filme "Uma Chance para Viver", no Teatro Casa de Pedra. A Caminhada Rosa acontecerá no dia 27.
    http://www.jornaldegramado.com.br/regiao/344868/catedral-de-pedra-ganhara-iluminacao-rosa-em-canela.html


    Bacana esse tipo de iniciativa. O tema é sério e deve ser abraçado pelo maior número de pessoas.
    Quem se interessar pelo assunto e quiser saber mais, adicionei vários links para consultas:
    http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=363&Caderno=0&Noticia=342187
    http://www.komen.org/
    http://www.imama.org.br
    http://www.outubrorosa.org.br