Hoje, dia 12 de Outubro é Dia da Criança, mas é também:
Feriado Nacional, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida
Dia Nacional da Leitura. (A partir de 2009 - Lei nº 11.899)
Dia do Cirurgião Pediátrico
Dia do Engenheiro Agrônomo
Dia do corretor de seguros
Dia do mar
Aniversário do Cristo Redentor (80 anos)
Quanta coisa, não?
Mas o motivo que eu mais gosto é o Dia da Criança e é sobre a criança que existe dentro de nós que eu quero falar. Sim, a criança que muitas pessoas guardaram dentro de si e esqueceram lá. Não brincam mais, não acham graça de pequenas bobagens do dia a dia, não contam piadas, não riem de si mesmos, não cantam mais no chuveiro, não vêm mais desenho animado, não passam mais o dedo no merengue do bolo, não fazem mais caretas, não comem mais brigadeiro nem rapam a panela ou lambem os dedos. Cresceram, tornaram-se adultos sérios e respeitados, comprometidos, responsáveis, pais, trabalhadores, mas e daí??? Podemos ser tudo isso e muito mais e continuar a brincar. Brincar, se permitir rir dos próprios erros e deslizes, gafes. Brincar por brincar, para aliviar as tensões do dia, do trabalho. Graças a Deus conheço muita gente que não esqueceu de ser criança, mas conheço muitos outros que esqueceram de vez. São pessoas boas, inteligentes, mas sérias demais, maduras demais, certinhas demais. Relaxa!!! Vamos brincar, cantar, rir, contar piadas, dançar mesmo sem saber, pular amarelinha, brincar de mímica, ver filme de desenho.
A vida já é tão séria por si só. São contas, trabalho, educação de filhos.... porque não nos permitir sermos mais leves não levando tudo tão a sério? Não quer dizer que vamos deixar de ser quem somos e passar a ser meio abobalhados, não, continuamos a ser quem somos com todas as nossas responsabilidades, mas mais divertidos, só isso.
Portanto, vamos deixar a criança que existe em nós brincar de vez em quando, aprontar alguma peraltice. Não sejamos somente adultos, sejamos também crianças.
Concordo com Simone de Beauvoir:
"O que é um adulto ? Uma criança de idade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário