segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um brinde à vida!





Quem me conhece mesmo sabe que adorooo espumantes.
Ok, também gosto de champanhe e prosecco. rsrsrs. Sou fã dos vinhos e por consequência dos espumantes e como estamos em clima de festa, nada melhor do que falar sobre eles.
  

Primeiro, devemos conhecer as diferenças

Espumante é um tipo de vinho que é fermentado duas vezes, dentro de cubas de aço, daí a origem das bolhinhas e da espuma. Geralmente, o espumante é feito a partir das cepas(troncos de videira)Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir.

Champanhe é o espumante produzido na região de Champagne, na França e só esses podem ser chamados assim. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, o que o torna mais caro e é produzido de três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay.

Prosecco é o espumante produzido na Itália com um único tipo de uva-prosecco, originária do Vêneto.

Independente do que você escolher, a temperatura para servir essa bebida dos deuses é entre 6 e 8 graus. Podemos deixar na geladeira por umas quatro horas, ou num balde com elo e água por 30 minutos. Não é recomendado o freezer.

Para abrir, não se deve chacoalhar a garrafa e fazer a rolha saltar, mas remover o arame, segurar a garrafa e, com movimentos de rotação, extraí-la discretamente, evitando perda do gás.


A taça ideal é a flûte que é um tipo de taça com cabo alto e bojo comprido e estreito, onde a principal função é preservar o gás carbônico presente nestas bebidas o máximo de tempo possível, garantindo a persistência do perlage (nome dado às borbulhas de gás carbônico que se formam quando o espumante é servido). Deve-se servir, no máximo, dois terços da taça que deve estar seca e não resfriada.




Claro, tenho os meus preferidos como Casa Valduga,  Miolo Espumante Terranova Moscatel, Concha Y Toro (Chile), Salton e Veuve Du Vernau(França). Também prefiro o demi-sec, mais doce e suave do que o brut mais seca.  Mas isso é pessoal, cada um tem os seus.

Recentemente li algo a respeito da utilização dos espumantes em dietas. Tem coisa melhor? Pelo menos a gente não fica só com sopa e shakes, não é? Bom, nesta dieta dos deuses, seriam permitidas duas taças por dia, num cardápio de 1400 calorias por dia. Vou perguntar para a minha nutricionista, que aliás não vejo há horas(né Lu?). Cada taça teria 91 calorias. Um copo de suco de abacaxi com hortelã tem 104 calorias. Tire suas conclusões, mas não vale tomar porre. Eu não vou terminar a dieta nunca!

Também li que a bebida é rica em polifenóis(vasodilatadores) que controlam a pressão arterial e craniana e, também, ajuda a reduzir o mau colesterol e protege o cérebro de doenças degenerativas. então, tá esperando o quê? Achei a dieta da minha vida.

Há quem prefira, e a moda está pegando nas praias, beber com pedras de gelo, mas os estudiosos alvorotam-se, pois assim perderíamos o perlage.

Com gelo ou sem, estando de dieta ou não, estamos em ritmo de final de ano e não há como fugir do brinde na hora da virada. Brinde com espumante, com cerveja, com vinho, com refrigerante, chá ou água, não importa, BRINDE! Brinde à  família, à saúde, ao trabalho, aos filhos e amigos, brinde a oportunidade de recomeçar a cada manhã. Brinde ao amor que está ao teu lado, àquele que já experimentou e àquele que há de vir. Brinde à esperança. Brinde às conquistas e ao aprendizado.  

Brinde à vida!
Feliz Vida! ....Sempre.











domingo, 18 de dezembro de 2011

Feliz Natal!!!





                                            
                                                 Imagem: http://www.totalgifs.com/

Natal II

 
Imagem: Revista Sabores do Sul

Aqui estou eu, falando em Natal novamente. É que além de adoraaaaaaar o Natal, estamos na semana que o antecede e a gente se dá conta que o ano praticamente acabou, que temos um monte de providências a tomar: presentes para comprar, lembrancinhas para aquelas pessoas que são indispensáveis durante o ano como cabeleireiro, manicure, secretárias, atendentes..., cardápio da ceia, decoração da casa, montar o pinheiro, colocar as luzinhas, comprar o peru, o espumante, as bebidas, mandar cartões(esse ano eu jurei que mandaria cartões ao invés de e-mails, mas não deu tempo, fica para o ano que vem), ufa!, já estou cansada.
Mas, apesar dessa correria toda, só nesta semana, consegui sentir o espírito de Natal. Foi quando recebi um cartão, pelo Correio, de uma amiga queridíssima que, apesar da correia, teve tempo de enviar. Quando abri o cartão, começou a tocar uma musiquinha natalina. Nem preciso dizer que AMEI! Um simples cartão, mas carregado de emoção, me fazendo lembrar que Natal tem um significado maior: AMOR. 

Para completar, fui na casa de duas senhoras fofas, aqui da Barra, que comercializam os famosos biscoitos decorados da família Schmaedecke. Dona Miriam e Dona Lydia. Ao entrar me deparei com uma árvore de Natal imensa, com presépio como a minha vó fazia quando eu era pequena e ia visitá-la nesta época. Depois, me encantei com os biscoitos e com a dedicação dessas artistas. São os biscoitos que estão ali na fotinho o no blog delas, podem ver mais algumas.

Pronto! Fui invadida pelo espírito natalino. Meu coração se encheu de alegria, de harmonia, de uma paz!
Na realidade, quase nos esquecemos do motivo real dessa data devido ao apelo comercial, mas não podemos negligenciar o significado da data e seus símbolos:

Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

árvore de natal

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
 
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo. 


Portanto, não esqueçamos de orar, de agradecer a Deus por tudo o que conquistamos, pela saúde que temos, pela família, pelos amigos, pelo trabalho, por tudo, até pelo sofrimento e pela dor, pois é assim que crescemos, aprendemos e amadurecemos. Façamos que a noite de Natal se estenda por todos os dias e que consigamos sentir este amor em todos eles. Que tenhamos forças para perdoar àqueles que nos magoaram. Que tenhamos a sorte de estar com os nossos e àqueles que não estão mais, que sejam lembrados com amor. Vamos tentar viver em harmonia com o Planeta e com os seres que habitam nele.

Desejo, de todo o coração, que a magia desta noite, penetre no coração de todos, mesmo naquele endurecido pelos tombos da vida. Sempre é tempo de começar de novo, basta querer. No dia em que o Homem deixar o egoísmo e a ganância de lado e se importar com quem está ao seu lado, nesse dia, a morte de Jesus não terá sido em vão.

Que assim seja!




Fontes:



domingo, 11 de dezembro de 2011

Somewhere Over The Rainbow


Capa de Facing Future, segundo álbum solo de Israel Iz Kamakawiwoole.
Quem não conhece a música do filme O Mágico de Oz? Mas poucos conhecem a história do artista por trás da música:  Israel Kamakawiwo'ole, mais conhecido pelo apelido de Bruddah Iz. Simplesmente uma das vozes mais suaves, mais lindas, mais cativantes e doces que já ouvi.
Fiquei curiosa para saber mais sobre esse cantor e comecei a procurar na internet alguma coisa sobre ele e a música.





Vamos à história:        
  "Iz, nascido em 1959, foi o mais popular cantor havaiano de todos os tempos. Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni'ihau. Em 1993, gravou o seu maior sucesso, "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World", no segundo álbum de sua carreira solo: "Facing the Future". Infelizmente Israel não gozava de boa saúde; por sofrer de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, Iz faleceu devido a complicações cardíacas e respiratórias oriundas de sua doença, causando comoção geral no Havaí, que decretou estado de luto oficial. O vídeo a seguir, produzido por sua gravadora Mountain Apple, exibe cenas de seu velório e também da emocionante cerimônia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último "aloha" ao seu ídolo." 

Confira o vídeo oficial ou aqui  o vídeo com a tradução dessa música tão doce.

É lindo, não é?
Nem preciso dizer que fiquei comovidíssima e perturbada com uma doença que cresce assustadoramente: a obesidade mórbida. SegundoWikipédia, a doença se dá quando "o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal, o famoso IMC que os nutricionistas tanto cuidam. De acordo com o "National Institutes of Heallth (NIH)" - Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco para a saúde".

Veja a tabela:

IMCClassificação
< 18,5Abaixo do Peso
18,6 – 24,9Saudável
25,0 – 29,9Peso em excesso
30,0 – 34,9Obesidade Grau I
35,0 – 39,9Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0Obesidade Grau III (mórbida

"Veja como se calcula o IMC = peso / (altura)².A obesidade mórbida é considerada uma doença epidêmica na América do Norte e em vários países do mundo, destacando-se como um problema de saúde pública. Esta doença é caracterizada por ser multifatorial, de origem genética e metabólica, agravada pela exposição a fenômenos ambientais, culturais, sociais e econômicos, associados a fatores demográficos (sexo, idade, raça) e ao sedentarismo".

Os riscos à saúde em pacientes Obesos são:
  • Desenvolver Diabetes Mellitus tipo II;
  • Problemas cardiacos;
  • Dislipidemias;
  • DA [Doença Arterial, cuja mais comum é a Coronariana(DAC)], com risco de desenvolver para IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), ou AVE (Acidente Vascular Encefálico) isquêmico;
  • Trombose Venosa com isquemia e necrose principalmente de partes distais do corpo, como pés;
  • Hipertensão Arterial;
  • Problemas Articulares (Joelhos e Coluna Lombar); e
  • Depressão
  • Tidp
Há também problemas sociais como irregularidade no trabalho, perda de emprego ou dificuldade de conseguir emprego, dificuldades para realizar tarefas simples como sentar numa cadeira, andar de ônibus, subir escadas e até mesmo se locomover em casa e os Psicológicos como dificuldades afetivas e sexuais, sentimento de isolamento e discriminação, frustração em relação ao vestuário.

Não sou adepta à ditadura das magrelas e dietas loucas, pois adorooooo comer, mas tudo que é exagero, temos que cuidar, né pessoal?

As causas da obesidade mórbida são:

  • comer em excesso
  • comer rápido demais
  • comer mal
  • falta de exercício
  • predisposição genética
  • fatores psicológicos

É tudo uma questão de disciplina e reeducação alimentar. Àqueles que já se encontram nesse quadro, recomenda-se a cirurgia. "A Cirurgia da Obesidade, procedimento já realizado desde a década de 50, é atualmente o único tratamento efetivo na Obesidade Mórbida, reduzindo as co-morbidades a longo prazo e aumentando assim a expectativa de vida".


Fonte: http://www.hportugues.com.br/
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade_m%C3%B3rbida
          http://www.cirurgiadaobesidademorbida.com.br/obesidade_002.htm
         

domingo, 4 de dezembro de 2011

Natal

Imagens: Bia Donelli

Realizei mais um dos meus sonhos: assisti o desfile do Natal Luz de Gramado.
Pode parecer meio simplista, mas eu NUNCA havia assistido o desfile. Já fui várias vezes a cidade, mas não coincidia com o desfile, ou não ia porque estava com a grana curta, ou surgiam outras coisas para fazer, enfim, passaram-se 47 anos e a figura aqui tinha essa lacuna na sua cultura. Pois bem, não tenho mais. Fui e ADOREI. Eu parecia uma criança a espera do Papai Noel. Ri, chorei, aplaudi e até abanei para o "Santa Claus".



Eu recomendo:  Grande Desfile do Natal Luz de Gramado- uma das 100 coisas que você deve fazer antes de morrer.
A cidade está linda, as ruas todas coloridas, cheias de pinheirinhos decorados e renas pintadas. O desfile, grandioso, lindo, espetacular, muito bem feito, figurino maravilhoso, um show de luzes e, pasmem, neva no final. A gente se transporta para um mundo mágico.
Veja algumas imagens feitas por euzinha:










 





Não é um tudo? A gente volta a ser criança. E não pense que é caro, que é bobagem, que é comércio, que é apelo consumista. Pode até ser e aí meu querido, o controle é de cada um. Se agarre no santo de preferência, à terapia, ao saldo da conta bancária, mas vá. É NATAL! Se embriague com esse espírito, se empanturre de alegria, renove as esperanças, recarregue a energia e brinde com tanta beleza e harmonia. Inunde-se de paz. Depois de um ano corrido, cheio de estresse, eu precisava, não, eu merecia isso. Tenho certeza e ano que vem estarei lá novamente, se possível, num camorote dentro do desfile, perto daquela fantasia toda ao alcance das mãos e da imaginação.

Afinal, terei um ano inteiro para me programar, planejar, reservar "fundos" e me esbaldar novamente nesse mundo de encantamento.

Pode-se comprar os ingressos antecipadamente pela internet, mas eu não consegui para o dia que iria. Bom, aí se usa a criatividade, uma cadeirinha de praia, uma bolsa térmica com cerveja e espumante, boa companhia e se acomoda no melhor lugar disponível três horas antes do desfile e se diverte com o "antes", esperando o grande momento. E vou te contar, é um espetáculo à parte. A gente ri, observa, faz amizade com outros turistas, é uma festa, tipo farofada natalina.



A cidade apresenta outras atividades natalinas e você pode conferir clicando aqui . Hoje, 04/12, tem uma reportagem na Zero Hora de hoje(04/11) com várias dicas para passar o dia.

Talvez você não curta muito Natal, não goste, tenha lembranças tristes. Pode pensar que Natal deveria ser todo dia. Que o espírito natalino deveria durar todo ano. Que o amor e o humor deveriam ser estáveis todo o ano. Concordo com você, mas como é difícil manter tudo isso continuamente. Como é estressante o dia a dia... Nossa vida é corrida, atulhada de problemas, porque não esquecê-los por um momento e se entregar à magia do Natal?

Eu adoro! Eu me entreguei, voltei a ser criança e trouxe comigo um pouco daquela magia.

E você? O que tem para me contar?