domingo, 29 de janeiro de 2012

Limão com sol

Imagem: http://lineardigital.blogspot.com 
Oi, genteeeeee!

Que calor, que sol! A gente só pensa em se refrescar, curtir no mar, piscina, açude, mangueira, nessa hoara vale tudo, não é mesmo?, Até banho de balde. Nossa, agora me lembrei de guerra de bexiguinha, lembra? Quando a gente era criança?

Bom, mas não é de guerra de bexiguinha que eu quero falar(mas era bom, né), mas sim de um combinação perigosa no verão: limão e sol. Quem nunca tomou uma caipirinha na beira da piscina, mar ou balde que atire o primeiro limão. Eu adoro e sábado passado, numa festinha aqui em casa à beira da piscina, preparei várias caipirinhas, sempre tendo o cuidado de lavar as mãos antes de sair para o sol, além do óculos, do chapéu, filtro e tudo mais, pois sou alérgica ao sol, pode? Já tive até um cancerzinho de pele, bem básico, daqueles que a gente tira e acabou, graças a Deus! Então me protejo SEMPRE do sol. E assim foi nesse dia, mas no “Day after”, minha mão estava cheinha de manchas vermelhas e uma coceira daquelas. Tenho isso todo ano, pois sou alérgica ao sol, lembra? E pensei ter me descuidado da proteção solar. Porém, dessa vez foi mais forte e tive crises de coceiras e um inchaço e vermilhidão na mão horríveis. Assustada, implorei por uma brecha na agenda do dermatologista que me atendeu em cinco minutos mais ou menos. Eis o diálogo da consulta:

- A “senhora” (o médico deve ter uns oitenta anos e me chama de senhora) pode sentar aqui( naquela maca nos consultórios) que eu já vi o seu problema.
- Ok, doutor.
- Vou lhe receitar uma pomada e a “senhora” não deve pegar sol na mão para não escurecer. Vai levar uns vinte dias para sair tudo.
- Doutor, o senhor não imagina a coceira que estou sentindo.
- Isso é porque ainda tem resina.
- Que resina, doutor?
- Do limão que a senhora usou. (eu não lembro de ter falado em limão)
- Que limão, doutor?
- O que a “senhora” usou para fazer “limonada” (ele devia estar pensando: caipirinha)
- Mas doutor, eu tenho essa alergia todo o ano!
- É porque a “senhora” faz limonada todo o ano.
- É, eu usei limão.
- Aqui está a receita, a senhora passa a noite, antes de deitar.
- Obrigada, doutor! Até logo!

Então, a alergia do sol não era do sol e sim do limão com sol. Mas eu lavei as mãos!!! Mas não lavei com sabão, só com água.

E é esse alerta que quero fazer: cuidem para não se exporem ao sol depois de manusear limão e outras frutas e plantas como figo, caju, tangerina que, descobri depois, são ricas em uma substância fotossensibilizante chamada, não vão rir, FUROCUMARINA, ok, podem rir que eu estou rindo também. O que acontece é uma reação fotoquímica quando essa substância é absorvida pela pele e exposta ao sol. Vi imagens horríveis na internet e a minha mão não está tão bonitinha também. Ando enfaixada para não ter a menos possibilidade de pegar um raiozinho sequer do astro rei. Acho que só não foi pior porque eu lavava as mãos, só com água, mas lavava, então amenizou um pouco, pois depois de quatro caipirinhas, ou seja, quatro limões, imaginem a quantidade de furocumarina absorvida. Estão rindo de novo, eu sei.

Para quem está preocupado, estou melhor!
Para quem quiser saber mais sobre o assunto pode visitar esse site.

Algumas dicas:


- Evite fazer (ou beber) limonadas, sucos de frutas, caipirinhas ao se expor ao sol.
- Lave bem as mãos sempre que manipular frutas cítricas ao sol.
- Lave o rosto em volta da boca.
- Perfumes podem provocar uma reação parecida: não use perfumes antes de se expor ao sol.
- Use bloqueador solar no local afetado.
- Não use bronzeadores caseiros, em especial aqueles que são feitos à base das folhas de figo. São perigosos e podem ocasionar queimaduras graves.

Se alguém tiver alguma experiência ou dica e quiser dividir conosco, não se acanhe, compartilhe aqui também.

Bjks


Nenhum comentário:

Postar um comentário