segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um brinde à vida!





Quem me conhece mesmo sabe que adorooo espumantes.
Ok, também gosto de champanhe e prosecco. rsrsrs. Sou fã dos vinhos e por consequência dos espumantes e como estamos em clima de festa, nada melhor do que falar sobre eles.
  

Primeiro, devemos conhecer as diferenças

Espumante é um tipo de vinho que é fermentado duas vezes, dentro de cubas de aço, daí a origem das bolhinhas e da espuma. Geralmente, o espumante é feito a partir das cepas(troncos de videira)Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir.

Champanhe é o espumante produzido na região de Champagne, na França e só esses podem ser chamados assim. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, o que o torna mais caro e é produzido de três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay.

Prosecco é o espumante produzido na Itália com um único tipo de uva-prosecco, originária do Vêneto.

Independente do que você escolher, a temperatura para servir essa bebida dos deuses é entre 6 e 8 graus. Podemos deixar na geladeira por umas quatro horas, ou num balde com elo e água por 30 minutos. Não é recomendado o freezer.

Para abrir, não se deve chacoalhar a garrafa e fazer a rolha saltar, mas remover o arame, segurar a garrafa e, com movimentos de rotação, extraí-la discretamente, evitando perda do gás.


A taça ideal é a flûte que é um tipo de taça com cabo alto e bojo comprido e estreito, onde a principal função é preservar o gás carbônico presente nestas bebidas o máximo de tempo possível, garantindo a persistência do perlage (nome dado às borbulhas de gás carbônico que se formam quando o espumante é servido). Deve-se servir, no máximo, dois terços da taça que deve estar seca e não resfriada.




Claro, tenho os meus preferidos como Casa Valduga,  Miolo Espumante Terranova Moscatel, Concha Y Toro (Chile), Salton e Veuve Du Vernau(França). Também prefiro o demi-sec, mais doce e suave do que o brut mais seca.  Mas isso é pessoal, cada um tem os seus.

Recentemente li algo a respeito da utilização dos espumantes em dietas. Tem coisa melhor? Pelo menos a gente não fica só com sopa e shakes, não é? Bom, nesta dieta dos deuses, seriam permitidas duas taças por dia, num cardápio de 1400 calorias por dia. Vou perguntar para a minha nutricionista, que aliás não vejo há horas(né Lu?). Cada taça teria 91 calorias. Um copo de suco de abacaxi com hortelã tem 104 calorias. Tire suas conclusões, mas não vale tomar porre. Eu não vou terminar a dieta nunca!

Também li que a bebida é rica em polifenóis(vasodilatadores) que controlam a pressão arterial e craniana e, também, ajuda a reduzir o mau colesterol e protege o cérebro de doenças degenerativas. então, tá esperando o quê? Achei a dieta da minha vida.

Há quem prefira, e a moda está pegando nas praias, beber com pedras de gelo, mas os estudiosos alvorotam-se, pois assim perderíamos o perlage.

Com gelo ou sem, estando de dieta ou não, estamos em ritmo de final de ano e não há como fugir do brinde na hora da virada. Brinde com espumante, com cerveja, com vinho, com refrigerante, chá ou água, não importa, BRINDE! Brinde à  família, à saúde, ao trabalho, aos filhos e amigos, brinde a oportunidade de recomeçar a cada manhã. Brinde ao amor que está ao teu lado, àquele que já experimentou e àquele que há de vir. Brinde à esperança. Brinde às conquistas e ao aprendizado.  

Brinde à vida!
Feliz Vida! ....Sempre.











domingo, 18 de dezembro de 2011

Feliz Natal!!!





                                            
                                                 Imagem: http://www.totalgifs.com/

Natal II

 
Imagem: Revista Sabores do Sul

Aqui estou eu, falando em Natal novamente. É que além de adoraaaaaaar o Natal, estamos na semana que o antecede e a gente se dá conta que o ano praticamente acabou, que temos um monte de providências a tomar: presentes para comprar, lembrancinhas para aquelas pessoas que são indispensáveis durante o ano como cabeleireiro, manicure, secretárias, atendentes..., cardápio da ceia, decoração da casa, montar o pinheiro, colocar as luzinhas, comprar o peru, o espumante, as bebidas, mandar cartões(esse ano eu jurei que mandaria cartões ao invés de e-mails, mas não deu tempo, fica para o ano que vem), ufa!, já estou cansada.
Mas, apesar dessa correria toda, só nesta semana, consegui sentir o espírito de Natal. Foi quando recebi um cartão, pelo Correio, de uma amiga queridíssima que, apesar da correia, teve tempo de enviar. Quando abri o cartão, começou a tocar uma musiquinha natalina. Nem preciso dizer que AMEI! Um simples cartão, mas carregado de emoção, me fazendo lembrar que Natal tem um significado maior: AMOR. 

Para completar, fui na casa de duas senhoras fofas, aqui da Barra, que comercializam os famosos biscoitos decorados da família Schmaedecke. Dona Miriam e Dona Lydia. Ao entrar me deparei com uma árvore de Natal imensa, com presépio como a minha vó fazia quando eu era pequena e ia visitá-la nesta época. Depois, me encantei com os biscoitos e com a dedicação dessas artistas. São os biscoitos que estão ali na fotinho o no blog delas, podem ver mais algumas.

Pronto! Fui invadida pelo espírito natalino. Meu coração se encheu de alegria, de harmonia, de uma paz!
Na realidade, quase nos esquecemos do motivo real dessa data devido ao apelo comercial, mas não podemos negligenciar o significado da data e seus símbolos:

Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

árvore de natal

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
 
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo. 


Portanto, não esqueçamos de orar, de agradecer a Deus por tudo o que conquistamos, pela saúde que temos, pela família, pelos amigos, pelo trabalho, por tudo, até pelo sofrimento e pela dor, pois é assim que crescemos, aprendemos e amadurecemos. Façamos que a noite de Natal se estenda por todos os dias e que consigamos sentir este amor em todos eles. Que tenhamos forças para perdoar àqueles que nos magoaram. Que tenhamos a sorte de estar com os nossos e àqueles que não estão mais, que sejam lembrados com amor. Vamos tentar viver em harmonia com o Planeta e com os seres que habitam nele.

Desejo, de todo o coração, que a magia desta noite, penetre no coração de todos, mesmo naquele endurecido pelos tombos da vida. Sempre é tempo de começar de novo, basta querer. No dia em que o Homem deixar o egoísmo e a ganância de lado e se importar com quem está ao seu lado, nesse dia, a morte de Jesus não terá sido em vão.

Que assim seja!




Fontes:



domingo, 11 de dezembro de 2011

Somewhere Over The Rainbow


Capa de Facing Future, segundo álbum solo de Israel Iz Kamakawiwoole.
Quem não conhece a música do filme O Mágico de Oz? Mas poucos conhecem a história do artista por trás da música:  Israel Kamakawiwo'ole, mais conhecido pelo apelido de Bruddah Iz. Simplesmente uma das vozes mais suaves, mais lindas, mais cativantes e doces que já ouvi.
Fiquei curiosa para saber mais sobre esse cantor e comecei a procurar na internet alguma coisa sobre ele e a música.





Vamos à história:        
  "Iz, nascido em 1959, foi o mais popular cantor havaiano de todos os tempos. Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni'ihau. Em 1993, gravou o seu maior sucesso, "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World", no segundo álbum de sua carreira solo: "Facing the Future". Infelizmente Israel não gozava de boa saúde; por sofrer de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, Iz faleceu devido a complicações cardíacas e respiratórias oriundas de sua doença, causando comoção geral no Havaí, que decretou estado de luto oficial. O vídeo a seguir, produzido por sua gravadora Mountain Apple, exibe cenas de seu velório e também da emocionante cerimônia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último "aloha" ao seu ídolo." 

Confira o vídeo oficial ou aqui  o vídeo com a tradução dessa música tão doce.

É lindo, não é?
Nem preciso dizer que fiquei comovidíssima e perturbada com uma doença que cresce assustadoramente: a obesidade mórbida. SegundoWikipédia, a doença se dá quando "o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal, o famoso IMC que os nutricionistas tanto cuidam. De acordo com o "National Institutes of Heallth (NIH)" - Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco para a saúde".

Veja a tabela:

IMCClassificação
< 18,5Abaixo do Peso
18,6 – 24,9Saudável
25,0 – 29,9Peso em excesso
30,0 – 34,9Obesidade Grau I
35,0 – 39,9Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0Obesidade Grau III (mórbida

"Veja como se calcula o IMC = peso / (altura)².A obesidade mórbida é considerada uma doença epidêmica na América do Norte e em vários países do mundo, destacando-se como um problema de saúde pública. Esta doença é caracterizada por ser multifatorial, de origem genética e metabólica, agravada pela exposição a fenômenos ambientais, culturais, sociais e econômicos, associados a fatores demográficos (sexo, idade, raça) e ao sedentarismo".

Os riscos à saúde em pacientes Obesos são:
  • Desenvolver Diabetes Mellitus tipo II;
  • Problemas cardiacos;
  • Dislipidemias;
  • DA [Doença Arterial, cuja mais comum é a Coronariana(DAC)], com risco de desenvolver para IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), ou AVE (Acidente Vascular Encefálico) isquêmico;
  • Trombose Venosa com isquemia e necrose principalmente de partes distais do corpo, como pés;
  • Hipertensão Arterial;
  • Problemas Articulares (Joelhos e Coluna Lombar); e
  • Depressão
  • Tidp
Há também problemas sociais como irregularidade no trabalho, perda de emprego ou dificuldade de conseguir emprego, dificuldades para realizar tarefas simples como sentar numa cadeira, andar de ônibus, subir escadas e até mesmo se locomover em casa e os Psicológicos como dificuldades afetivas e sexuais, sentimento de isolamento e discriminação, frustração em relação ao vestuário.

Não sou adepta à ditadura das magrelas e dietas loucas, pois adorooooo comer, mas tudo que é exagero, temos que cuidar, né pessoal?

As causas da obesidade mórbida são:

  • comer em excesso
  • comer rápido demais
  • comer mal
  • falta de exercício
  • predisposição genética
  • fatores psicológicos

É tudo uma questão de disciplina e reeducação alimentar. Àqueles que já se encontram nesse quadro, recomenda-se a cirurgia. "A Cirurgia da Obesidade, procedimento já realizado desde a década de 50, é atualmente o único tratamento efetivo na Obesidade Mórbida, reduzindo as co-morbidades a longo prazo e aumentando assim a expectativa de vida".


Fonte: http://www.hportugues.com.br/
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade_m%C3%B3rbida
          http://www.cirurgiadaobesidademorbida.com.br/obesidade_002.htm
         

domingo, 4 de dezembro de 2011

Natal

Imagens: Bia Donelli

Realizei mais um dos meus sonhos: assisti o desfile do Natal Luz de Gramado.
Pode parecer meio simplista, mas eu NUNCA havia assistido o desfile. Já fui várias vezes a cidade, mas não coincidia com o desfile, ou não ia porque estava com a grana curta, ou surgiam outras coisas para fazer, enfim, passaram-se 47 anos e a figura aqui tinha essa lacuna na sua cultura. Pois bem, não tenho mais. Fui e ADOREI. Eu parecia uma criança a espera do Papai Noel. Ri, chorei, aplaudi e até abanei para o "Santa Claus".



Eu recomendo:  Grande Desfile do Natal Luz de Gramado- uma das 100 coisas que você deve fazer antes de morrer.
A cidade está linda, as ruas todas coloridas, cheias de pinheirinhos decorados e renas pintadas. O desfile, grandioso, lindo, espetacular, muito bem feito, figurino maravilhoso, um show de luzes e, pasmem, neva no final. A gente se transporta para um mundo mágico.
Veja algumas imagens feitas por euzinha:










 





Não é um tudo? A gente volta a ser criança. E não pense que é caro, que é bobagem, que é comércio, que é apelo consumista. Pode até ser e aí meu querido, o controle é de cada um. Se agarre no santo de preferência, à terapia, ao saldo da conta bancária, mas vá. É NATAL! Se embriague com esse espírito, se empanturre de alegria, renove as esperanças, recarregue a energia e brinde com tanta beleza e harmonia. Inunde-se de paz. Depois de um ano corrido, cheio de estresse, eu precisava, não, eu merecia isso. Tenho certeza e ano que vem estarei lá novamente, se possível, num camorote dentro do desfile, perto daquela fantasia toda ao alcance das mãos e da imaginação.

Afinal, terei um ano inteiro para me programar, planejar, reservar "fundos" e me esbaldar novamente nesse mundo de encantamento.

Pode-se comprar os ingressos antecipadamente pela internet, mas eu não consegui para o dia que iria. Bom, aí se usa a criatividade, uma cadeirinha de praia, uma bolsa térmica com cerveja e espumante, boa companhia e se acomoda no melhor lugar disponível três horas antes do desfile e se diverte com o "antes", esperando o grande momento. E vou te contar, é um espetáculo à parte. A gente ri, observa, faz amizade com outros turistas, é uma festa, tipo farofada natalina.



A cidade apresenta outras atividades natalinas e você pode conferir clicando aqui . Hoje, 04/12, tem uma reportagem na Zero Hora de hoje(04/11) com várias dicas para passar o dia.

Talvez você não curta muito Natal, não goste, tenha lembranças tristes. Pode pensar que Natal deveria ser todo dia. Que o espírito natalino deveria durar todo ano. Que o amor e o humor deveriam ser estáveis todo o ano. Concordo com você, mas como é difícil manter tudo isso continuamente. Como é estressante o dia a dia... Nossa vida é corrida, atulhada de problemas, porque não esquecê-los por um momento e se entregar à magia do Natal?

Eu adoro! Eu me entreguei, voltei a ser criança e trouxe comigo um pouco daquela magia.

E você? O que tem para me contar?

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bandolins



Quis dividir com vocês essa música que uma amiga do Facebook compartilhou e que eu havia esquecido de quanto é bonita a letra, a melodia, o arranjo.
Como o que é belo é para ser mostrado, aí vai  a letra:

"Como fosse um par que nessa valsa triste
Se desenvolvesse ao som dos bandolins
E como não e por que não dizer
Que o mundo respirava mais se ela apertava assim
Seu colo e como se não fosse um tempo
em que já fosse impróprio se dançar assim
Ela teimou e enfrentou o mundo
Se rodopiando ao som dos bandolins

Como fosse um lar, seu corpo a valsa triste iluminava
e a noite caminhava assim
E como um par o vento e a madrugada iluminavam
A fada do meu botequim
Valsando como valsa uma criança
Que entra na roda, a noite tá no fim
Ela valsando só na madrugada
Se julgando amada ao som dos bandolins..."



Quer ouvir? Vale a pena: BandolinsOswaldo Montenegro

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mostra Casa&Cia

Imagens: Bia Donelli
Está acontecendo e quem não foi, ainda dá tempo, até 4 de dezembro.
Para quem gosta de arquitetura e decoração já é bom. Juntar cinema, então.

Os ambientes são maravilhosos, inteligentes, elegantérrimos, charmosos e o bosque é uma atração à parte, assim como a vista para o Guaíba, com direito à pôr do sol e tudo.


Já na bilheteria somos surpreendidos por ninguém menos que Charles Chaplin. O ambiente é inspirado no cinema mudo e quem assina é a arquiteta Mirian Runge, aliás, fomos colegas de faculdade, pelo tempo que cursei arquitetura.

Passamos pela sala de figurino Moulin Rouge, a Home Cinema Estúdio Vera Cruz, Hall de entrada e Lavabo Meryl Streep, Suíte Elizabete Taylor, Suíte Casal Glória Pires, a gracinha da Suíte Grace Kelly, um sonho, com direito à coleção de Barbies e casinha de bonecas, um sonho.





O Atelier Coco Channel é chique, como não poderia deixar de ser. Destaque para o quadro Channel nº5 e a poltrona com almofada de cintinho, um charme.






E a cozinha Comer, Rezar e Amar? Adorei!


Bom são mais de 50 espaços para encantar os olhos e dar um banho de bom gosto. Há, inclusive, carros e motos, além de mil idéias para quem pensa em construir.

Sabe quem também está lá, no espaço Clave? Ela a vaquinha da ZH. Eu não podia deixar passar, né?


Quem quiser, pode fazer um brinde com espumante no Bistrô do Rio.



Bom, melhor que ler é conferir. Depois me conta.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fibromialgia

"Tu não tens cara de quem está com dor."

Ouvi isso de uma senhora, certa vez, quando disse que estava com dor num salão de beleza. Isso mexeu tanto comigo, pois só quem sofre desse mal sabe o que sentimos. A dor é generalizada, como quando estamos gripados, mas daquelas gripes brabas, sabe? Parece que um caminhão passou por cima? Então, é pior quando estamos em crise. E hoje, não consegui ir trabalhar de tanta dor.

Mas, afinal, o que é fibromialgia?

Foi a pergunta que fiz ao reumatologista há anos atrás, quando o procurei porque achava que estava com reumatismo, pois doíam TODAS as juntas do corpo. Ele me explicou mais ou menos assim: "faça de conta que é possível tirar uma foto do teu  momento de vida. Ali estariam todos os fatores que te causam dor- estresse, hormônios, clima, TPM, traumas, etc."

E o que eu posso fazer para curar? foi a próxima pergunta e a resposta: "é crônico! Tens que procurar ter qualidade de vida, diminuir o estresse e fazer exercícios."

Como se fosse possível! Eu tinha 35 anos, duas filhas para criar sozinha, trabalhava feito duas. A depressão foi inevitável, a sensação de incapacidade, de impotência diante de tarefas simples como torcer um pano, recolher uma roupa ou, simplesmente, folhear uma revista.

Com o tempo, aprendi a lidar com isso e procuro ter uma vida normal, com uma dorzinha que chamo de "dorzinha básica", mas quando vem a crise, criatura, fico "pra"  morrer.

Hoje é um dia destes. Doem os dedos, as juntas, a sola do pé, os músculos, a pele.

A fibromialgia é considerada uma síndrome por reunir diversas manifestações de dor, fadiga, indisposição, pontadas, sensação de peso, queimação, câimbras, dor em pontadas, distúrbios do sono. Sim, INSÔNIA. E quando, finalmente, o sono vem, em seguida é hora de levantar e o dia se arrasta, diminuindo a capacidade laboral, prejudicando a qualidade de vida e o desempenho profissional.

Veja alguns sintomas :
  • Dor muscular crônica em qualquer local do corpo
  • Espasmos musculares ou cãibras nas pernas 
    
  • Problemas de sono (Insônia inicial, despertar precoce, sono não reparador, aquele que dá vontade de dormir sempre mais, parecendo que não descansou o suficiente para iniciar um novo dia).
  • Fadiga severa (Querer apenas ficar deitada em casa).
  • Ansiedade
  • Depressão (Indisposição para sair com amigos, para acompanhar a brincadeira e passeios com os filhos, para se arrumar com o vestuário, fazer as unhas, cuidar dos cabelos. Sem vontade de cuidar da casa, querer apenas ficar deitada ou em casa. Isso já pode ser um sinal inicial)
  • Rigidez matinal
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade de concentração
  • Sensibilidade na pele (Sentir muito frio, sentir dor quando recebe um simples toque na pele).
  • Sensação de formigamento nos pés e nas mãos
  • Irritabilidade (Impaciência, intolerância também fazem parte)
  • Problemas intestinais (Geralmente constipação intestinal).
  • Sentir palpitação com frequência
  • Dismenorréia (Menstruação dolorosa)
  • Zumbido
  • Tremores nas mãos
Como tratar?
  • Exercícios para alongamento e fortalecimento muscular, assim como para condicionamento cardiorrespiratório
  • Técnicas de relaxamento para prevenir espasmos musculares
  • Hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse
  • Medicações para o controle da dor e dos distúrbios do sono
E é claro, a tão famosa QUALIDADE DE VIDA!

Querem saber mais? Clique em fibromialgia.

Você também sofre desse mal? Comente.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Família

Gente, estou muito nostálgica ultimamente.
De repente, intensificou-se em meu ser uma vontade de saber mais sobre a minha família, antepassados, histórias, particularidades, afinal, família é a base de tudo. Somos o que somos, influenciados pela família que temos e não venham me dizer que não, que o meio social atua sobre o indivíduo, etc., etc., etc.. Concordo, influencia, mas quem te dá a base, a essência é a família ou a falta dela e viveremos o resto da vida colhendo os frutos de uma boa relação em famíla ou tentando resgatá-la. Mas isso é papo para terapia.
Eu sei que meu bisavô, Sr. Cesare Donelli e sua esposa, Aline Arduini Donelli vieram da Itália no início do séc XX  para "ganhar a América". Tiveram filhos, que tiveram filhos e aqui estou, mas e antes? E a parte da famíla que ficou lá na Europa? Curiosidade, necessidade de conhecer as origens, saber do teu passado, daqueles que vieram antes da gente.
Estou montando a árvore genealógica da Família Donelli. Consegui até o Brasão, acreditam?


Eu adorei.

Nos dias de hoje, tudo está tão corrido, tão estressante, tão descartável, tão imediatista. As pessoas não têm tempo para nada. Cada um olha para o seu próprio umbigo e esquecem de cuidar as relações, sejam elas quais forem: de família, amigos, colegas. 
Vamos dar valor às pessoas que estão de fato ao nosso lado, pois na hora em que tudo estiver complicado, seja por que motivo for, é a tua família que te dará a mão e é ela que estará contigo nos últimos minutos da tua vida. Bem, pelo menos é assim que deveria ser. Aí, não posso evitar de perguntar: o quanto investimos na nossa família? É suficiente? Temos que dizer várias vezes EU TE AMO! e não supor que todos sabem. Provavelmente sabem, mas é tão bom ouvir. e vamos perdoar, pois quem não erra? Quem não tem um dia ruim, um ataque de fúria? Quem somos nós para julgar os motivos que levam alguém a agir de determinada maneira?

Portanto, vamos rir, chorar, brigar e se reconciliar, dizer mais "eu te amo" para todos aqueles que queremos bem, que gostamos de estar juntos. Façamos dos poucos momentos que estamos reunidos, momentos de qualidade, de amor e de paz.

Eu AMO A MINHA FAMÍLIA!...mesmo com todas as suas imperfeições.



domingo, 30 de outubro de 2011

Dica da Semana


Como já anunciei antes, começou a 57ª Feira do Livro em Porto Alegre e acontece, diariamente, na Praça da Alfândega, até dia 15 de novembro.

Sempre com muitas atrações, tarde de autógrafos, programações para todas as idades e gastronomia.

A principal novidade desta edição é a inclusão dos Dias Temáticos na programação. Diariamente, um tema diferente será abordado em, pelo menos, uma atividade na programação para adultos e em outra na Àrea Infantil e Juvenil. Os temas escolhidos são: Biblioteca; Livro e Leitura; Suspense; Literatura de Terror; Viagens; Cinema; Humor; Cultura Popular; Conto; Gastronomia; Afrodescendência; História; Antropologia; Corpo/Saúde/Erotismo; América Latina; Direitos Humanos e Acessibilidade; Dia Mundial da Gentileza; Ecologia e Comunicação.

Saiba tudo pelo site oficial da feira: http://www.feiradolivro-poa.com.br/

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Donelli Vini

Quem me conhece sabe que a minha bebida preferida é Champagne. Ok, espumante, prosecco, vinho também, mas aquelas bolhinhas me encantam. Aliás, meu único porre na vida, foi de champagne,sim, champagne francesa mesmo, no "Grande Evento I".

Grande Evento é o nome da minha festa de aniversário. 27 de fevereiro. Comemoramos o dia em que uma alma iluminada veio ao mundo. Sem modéstia mesmo.

Voltemos ao "grande porre". Foi grande, cumprimenta um, brinda com outro, brinda de novo e...não deu outra. Quando recorri à glicose em forma de bolo, era tarde, o mundo começou a girar e eu a vomitar. O "day after" foi ainda pior. Injeção de plasil, a cabeça estourando, confesso, não entendo até hoje porque as pessoas se embebedam. Não tem graça nenhuma. O mal estar, a dor, o enjoo não compensam. Nunca mais. Foi o único, mas não perdi o gosto pelas bolhinhas.

Pois olhem o que eu descobri: um prosecco italiano com meu sobrenome-DONELLI- só pode ser coisa de destino. Meus bisavós paternos vieram de Cremona na Itália,  então, não tive como evitar de pensar que, talvez, algum parente italiano seja o proprietário desta vinícola. Donelli Vini. O site e o mapa estão aí embaixo e a fotinho da garrafa aí em cima. Claro que tem outras bebidas com todas aquelas variedades de vinhos, mas o que mais me chamou atenção foi o Prosecco. Inclusive, no Campionato Mondiale SBK(campeonato mundial de Superbike), o brinde foi com o espumante Donelli. Não é demais?

Sempre gostei do meu sobrenome. Fiquei emocionada. Procurei comprar um exemplar pelos sites na internet, mas está indisponível. Acho que terei que ir à Itália. É um dos meus projetos futuros, agora com mais um motivo. Já estou juntando as milhas.

Donelli Vini, ciau.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Feira do livro

Foi na feira do livro do ano de 2009.
Fui à feira com minha amiga Magda e ela me indicou esse livro. Não comprei na hora, comprei outros, mas o título não me saiu da cabeça e quando o encontrei em uma livraria, acabei trazendo-o para casa. Não li. Até que mês passado, procurando alguma coisa para voltar ao hábito de ler, peguei-o e comecei a leitura e não desgrudei dele até terminá-lo. Adorei.


A estória se dá na 2ª Guerra Mundial, é narrada pela morte, que teve muito trabalho nessa época. Fala da infância e juventude de uma menina que é adotada por um casal alemão muito pobre, mas muito amoroso, numa época em que a miséria, a tristeza, as perdas, são inevitáveis. O livro fala do poder da palavra, da oratória. De como podemos usar para o bem ou para o mal. Em como podemos influenciar multidões, no caso de Hitler, sabendo persuadir com frases bem colocadas e o poder do discurso. Fala de como a vida pode ser bonita e feliz mesmo num ambiente adverso como a guerra e como pode ser devastador ao mesmo tempo. Fala da perplexidade da morte diante do ser humano.
Enfim, é uma leitura que recomendo.

A partir de 28 de outubro a Feira do Livro é uma ótima oportunidade para encontrar esse e muitos outros títulos para colocar em dia a leitura. Ler nos permite viajar sem sair de casa. Nos permite sonhar, viver a vida do personagem, imaginar o cenário em que ele está inserido. Criamos, choramos, rimos, vivemos, sentimos todas aquelas emoções descritas naquelas páginas. Não importa o tipo de leitura, o importante é ler, aprender, vivenciar.

Vamos aproveitar a feira, vamos nos permitir viajar, sonhar. É  sempre um bom investimento. Num mundo cada vez mais digital, uma feira de livros é um acontecimento.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Direito de Greve


Gostaria de externar a minha indignação diante de uma foto, de muito mau gosto, que está circulando no Facebook. Me recuso a colocá-la aqui, pois até denunciei. Muitos devem ter visto. E o que me espanta ´´e a quantidade de comentários apoiando. Trata-se de um cartaz, mal escrito, colocado abaixo de um cartaz de greve de um banco. questiona do porquê os bancários estarem fazendo greve, se trabalham "limpinhos", "arrumadinhos", "não suam"....e por aí vai. GENTE!!! Então as pessoas estudam, passam em concursos, ralam um monte, e não têm o direito de reivindicar um aumento salarial decente? E não é só por isso que estão em greve, além da elevação dos salários, os bancários querem maior participação nos lucros e resultados, fim da rotatividade dos empregos e melhores condições de trabalho. Os bancários também estão parados para melhorar as condições de trabalho e consequentemente o atendimento aos clientes, com mais funcionários nas agências para reduzir as filas e ampliar a qualidade do contato com a população. Ou seja, para beneficiar também o cliente e usuário dos bancos e, quando me deparo com essas besteiras, me ferve o sangue. Vejam o que diz a costituição:

A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Não sou sindicalista, mas sou pelo direito das coisas. Acho que as pessoas deviam se informar melhor e dispensar seu tempo com questões relevantes e escolher bem os seus representantes políticos, por exemplo. Hoje mesmo vi uma notícia sobre as diárias de vereadores em algumas cidades que fizeram turismo pago pelos contribuintes. Isso não aparece no Facebook, talvez porque seja complexo demais, ou porque seja tão comum que ninguém mais se importa. Agora, chamar de "cambada de preguiçosos" os bancários que dão um duro danado, fazem o serviço de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, correm risco de assalto todos os dias, possuem um dos mais altos níveis de stress entre as profissões, isso as pessoas "curtem" no Face. Façam-me o favor.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia 12 de Outubro também é dia da Criança


Hoje, dia 12 de Outubro é Dia da Criança, mas é também:
  • Feriado Nacional, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

  • Dia Nacional da Leitura. (A partir de 2009 - Lei nº 11.899)

  • Dia do Cirurgião Pediátrico 

  • Dia do Engenheiro Agrônomo

  • Dia do corretor de seguros

  • Dia do mar

  • Aniversário do Cristo Redentor (80 anos)


  • Quanta coisa, não?                            
    Mas o motivo que eu mais gosto é o  Dia da Criança e é sobre a criança que existe dentro de nós que eu quero falar. Sim, a criança que muitas pessoas guardaram dentro de si e esqueceram lá. Não brincam mais, não acham graça de pequenas bobagens do dia a dia, não contam piadas, não riem de si mesmos, não cantam mais no chuveiro, não vêm mais desenho animado, não passam mais o dedo no merengue do bolo, não fazem mais caretas, não comem mais brigadeiro nem rapam a panela ou lambem os dedos. Cresceram, tornaram-se adultos sérios e respeitados, comprometidos, responsáveis, pais, trabalhadores, mas e daí??? Podemos ser tudo isso e muito mais e continuar a brincar. Brincar, se permitir rir dos próprios erros e deslizes, gafes. Brincar por brincar, para aliviar as tensões do dia, do trabalho. Graças a Deus conheço muita gente que não esqueceu de ser criança, mas conheço muitos outros que esqueceram de vez. São pessoas boas, inteligentes, mas sérias demais, maduras demais, certinhas demais. Relaxa!!! Vamos brincar, cantar, rir, contar piadas, dançar mesmo sem saber, pular amarelinha, brincar de mímica, ver filme de desenho.
    A vida já é tão séria por si só. São contas, trabalho, educação de filhos.... porque não nos permitir sermos mais leves não levando tudo tão a sério? Não quer dizer que vamos deixar de ser quem somos e passar a ser meio abobalhados, não, continuamos a ser quem somos com todas as nossas  responsabilidades, mas mais divertidos, só isso.
    Portanto, vamos deixar a criança que existe em nós brincar de vez em quando, aprontar alguma peraltice. Não sejamos somente adultos, sejamos também crianças.

    Concordo com Simone de Beauvoir:
     "O que é um adulto ? Uma criança de idade."

    domingo, 2 de outubro de 2011

    Camisetas do bem

    Pessoas, olhem que iniciativa bacana: através do silte http://www.usehuck.com.br/, são vendidas camisetas inspiradas em causas socias e atitudes do bem. São vendidas durante uma semana e parte da renda vai para a causa inspiradora. A dessa semana é da Casa dos Artistas. Trata-se de uma parceria com o Luciano Huck, apresentador de televisão e da grife carioca Reserva.
    Gosto de gente que toma esse tipo de iniciativa, que pensa no próximo e faz alguma coisa por ele. Vale a pena conferir. Eu encomendei a minha. 

    Fabrício CArpinejar



    Fabrício Carpinejar é um poeta, jornalista e professor universitário, tendo diversos livros publicados e também muito reconhecido por seus blogs.

    Carpinejar, como ele próprio assina, nasceu em Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, e logo foi morar em Porto Alegre, onde cursou a faculdade de Jornalsismo na Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS). No seu primeiro ano de faculdade publicou seu primeiro poema na revista da Faculdade de Comunicação.

    Carpinejar também ganhou muito destaque, além de seus obras literárias, por seus vários blogs onde publica muitos de seus textos e escreve sobre outros assuntos pertinentes, como futebol, e é também muito requisitado para participar de eventos e dar palestras.

    No início, Carpinejar trabalhou na imprensa, e em 1998 publicou seu primeiro livro: “As Solas do Sol”. Desde então, Carpinejar também escreveu diversas obras, entre elas: "Meu filho, minha filha", "Canalha", "Diário de um apaixonado", "Mulher perdigueira" e outros e foi agraciado por muitos prêmios, como o "Prêmio Nacional Olavo Bilac" da Academia Brasileira de Letras no ano de 2003.

    Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/fabricio_carpinejar/biografia/

    Bom, depois dessa breve biografia desse escritor controverso, transcrevo uma crônica de sua autoria, publicada na Zero Hora, nessa semna, que eu adorei. Aliás, gosto muito da maneira como ele escreve e se expressa.

    Vamos à crônica, depois me digam se não é a mais pura verdade:

    "Se você já foi um universitário ou tem um filho na universidade, entende o valor da temida sigla TCC.

    TCC é tudo. O resto é nada. Você é nada, uma ameba, um protozoário perto de um TCC.

    O Trabalho de Conclusão do Curso é a greve de existir do jovem. Faz o vestibular parecer um feriado.

    O TCC é a TPM do Ensino Superior, a cadeira derretida do inferno, a desculpa para não realizar mais nada.

    Não se vive com um TCC. A monografia final da graduação é a fita azul que enrola o canudo, é a provação derradeira para emoldurar o diploma, é o que separa o capelo do céu.

    Na teoria, a tarefa se exibe fácil. Arrumar um tema, depois juntar material de pesquisa, atender aos conselhos de um professor orientador e, por fim, escrever 60 páginas. O fim nunca se encerra. No momento de pôr as ideias na tela, o último semestre demora mais três e o pânico devora as letras do teclado como um vírus.

    O TCC é o Gulag do adolescente, o exílio solar, a solidão noturna. É o bilhete de suicídio prolongado em livro. É o mesmo que receber simultaneamente a notícia de gravidez e esterilidade.

    Não se é humano com o TCC. É um crime se divertir, arejar a cabeça, brincar durante o período. A expectativa de solucionar um problema da carreira a partir de um texto acadêmico torna-se o problema. O futuro ganha o sinônimo de PRAZO ESGOTADO. A esperança tem o subtítulo ANOTAR ALGUMA COISA, QUALQUER COISA, POR FAVOR, ME AJUDA. O sujeito não tem mais passado, mas BIBLIOGRAFIA. Não existe lembrança, e sim FONTE.

    Muito fácil reconhecer o graduando na rua. Andará vagaroso, vidrado nos cadarços soltos do próprio tênis, rosto maltratado, remela nos olhos, roupas sobrepostas de quem se acordou agora e pegou as primeiras peças pela frente. Demonstrará irritação e uma dificuldade de entender a lógica do idioma. É um poço de culpa, ou porque não dormiu para estudar, ou porque dormiu e não estudou.

    Algumas respostas básicas de um universitário redigindo o TCC:

    Você namora? – Não posso agora, estou preocupado com o TCC.
    Vamos tomar um café no fim de tarde e pôr o papo em dia? – Não dá, tenho que fazer o TCC.
    Que tal Green Valley no domingo? – Nem pensar, estou com o TCC parado.
    Topa churrasco de noite? – Nunca, não avancei no TCC.
    Um cineminha hoje, para descontrair um pouco? – Desculpa, estou atrasado para o meu TCC.
    Onde você está? – Tentando achar uma posição confortável para escrever meu TCC.
    Você leu a crônica de Carpinejar em Zero Hora? – Não, só leio o que interessa ao meu TCC."

    Publicado no jornal Zero Hora
    Coluna semanal, p. 2, 27/09/2011
    Porto Alegre (RS), Edição N° 16838

    sábado, 1 de outubro de 2011

    Outubro Rosa

    Outubro Rosa é um movimento popular, conhecido internacionalmente que visa a conscientiza sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
    A cor escolhida é rosa e simboliza aquele lacinho que foi distribuído aos participantes da 1ª Corrida pela Cura,  pela Fundação Susan G. Komen for the Cure  realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 


    Acesse o site http://www.outubrorosa.org.br e saiba mais sobre a história do Outubro Rosa.



    O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização pela prevenção do cancer de mama. No mundo inteiro, são realizadas ações para a conscientização das pessoas, incluindo a iluminação de prédios e monumentos na cor rosa. No Brasil, pelo quarto ano consecutivo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá a iluminação com a cor símbolo da campanha, que terá como tema mais do que um alerta, uma tentativa de salvar vidas ( http://www.imama.org.br),
    http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1330393-5606,00.html



    Aqui no Rio Grande do Sul, este evento é promovido pelo Instituto da Mama do RGS (Imama) e até o Palácio Piratini já ficou cor de rosa, em 2008.
                                                                                                                                                                
                                                                                                                                  
    Em Canela, a Catedral de Pedra também terá iluminação especial e várias ações durante o mês, assim como a Serra.
    Entre as ações do Outubro Rosa haverá no dia 8, no Centro de Feiras, coleta de material para exame citopatológico, teste de glicose e verificação de pressão arterial. Dia 15, na Praça João Corrêa, também ocorrerá coleta para exame citopatológico. No dia 19, será exibido o filme "Uma Chance para Viver", no Teatro Casa de Pedra. A Caminhada Rosa acontecerá no dia 27.
    http://www.jornaldegramado.com.br/regiao/344868/catedral-de-pedra-ganhara-iluminacao-rosa-em-canela.html


    Bacana esse tipo de iniciativa. O tema é sério e deve ser abraçado pelo maior número de pessoas.
    Quem se interessar pelo assunto e quiser saber mais, adicionei vários links para consultas:
    http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=363&Caderno=0&Noticia=342187
    http://www.komen.org/
    http://www.imama.org.br
    http://www.outubrorosa.org.br